Esse ano a Lei que obriga as escolas a ensinarem a história e cultura afro-brasileira completa 18 anos. Neste site há uma publicação sobre a lei, mas neste artigo destacamos um vídeo muito importante de Ayla Tude, que é professora de inglês numa perspectiva afrodiaspórica, Tradutora e egressa do curso de Empreendedorismo Cultural do TeatroEscola.
Em seu vídeo, que está disponível em nosso canal no Youtube, Ayala destaca a importância da lei para ensinar às novas gerações "a história como ela realmente aconteceu". Porque, segundo Ayala, a nossa história ainda é contada a partir do período da escravização sem responsabilizar o colonizador pelo modo com o qual o país foi colonizado. A professora fala do modo de educação, propõe um modelo para estudar e pesquisar a história e traz vivências pessoais sobre como foi lidar na universidade com a escassez de referências teóricas de pessoas negras.
No vídeo, Ayla cita a professora Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva, redatora da resolução que passou a Lei. Você pode conhecer um pouco da história de Petronilha neste artigo da Biblioteca Virtual da FAPESP.
(Foto: curriculo lattes)
Comments